quarta-feira, 21 de setembro de 2016


Íris Lettieri é uma locutora brasileira, primeira mulher a atuar como locutora de telejornais no País, é também "a voz do aeroporto" com seu estilo único em todo o Brasil.
              Jô Soares Onze e Meia (SBT) entrevista Íris Lettieri
Jô Soares Onze e Meia (SBT) entrevista a jornalista, dubladora e ancora de jornal de TV, Íris Lettieri, uma das vozes mais conhecidas do Brasil. A voz do aeroporto do Rio de Janeiro (RJ). Ancora da TV Manchete (hoje Rede TV)

PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIO NO BRASIL.


DIA INTERNACIONAL DO RÁDIO E DO RADIALISTA


Certamente, aqui no Brasil, como no restante do mundo, quando as primeiras transmissões foram realizadas, o povo parou para ouvir aquela novidade e um novo capítulo na história da humanidade foi escrito.
Podemos destacar algumas curiosidades sobre o rádio, como a primeira transmissão feita no Brasil, em 07 de Setembro de 1922, no centenário do país; a fantástica dramatização de Orson Welles na narração do livro Guerra dos Mundos, em 1938, levando várias cidades norte-americanas ao pânico, por acreditarem que estavam sofrendo uma invasão de marcianos; e a origem do termo “rádio pirata”, derivado da revolução de rádios clandestinas britânicas nos anos 60, que encontraram nos barcos, em alto mar, um meio de montar sua estrutura e transmitir sua programação.
Nos dias de hoje, temos inúmeras rádios, com uma infinidade de gêneros musicais, de noticias e de conteúdos diversos, espalhados pelo mundo inteiro e que podem transmitir também para o mundo inteiro, graças à internet.

Data Comemorativa: 21 de Setembro.
Fonte: http://www.rakuten.com.br/

Curiosidade: Dia do radialista é comemorado em duas datas.


Assim como nos anos anteriores muitos radialistas estão comemorando o dia da sua profissão nesta quarta-feira. A data 21 de setembro ficou conhecida no meio radiofônico como Dia do Radialista, porém uma lei alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro.
A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria.
“Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, informa a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez
Com uma mudança imposta por uma lei federal em 2006, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 7 de novembro a oficial. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.
Confira logo abaixo o decreto que alterou o Dia do Radialista:
LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006 
Institui o Dia do Radialista.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA 
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA 
João Luiz Silva Ferreira

Fonte: TUDORADIO.COM

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O QUE DIZER NA ABERTURA DO PROGRAMA


ABERTURA DE UM PROGRAMA

Começar bem o dia, levantar com o pé direito, chegar para uma entrevista e causar uma boa impressão logo de cara. Tudo o que construímos, tudo o que realizamos com sucesso, tudo de melhor que conquistamos, depende essencialmente de um bom começo, de uma boa base. Para que um bom orador realize com êxito seu discurso, ele terá que caprichar na introdução. O teor das primeiras palavras e de vital importância para ganhar a atenção do público logo de início.
         Caprichar na abertura do programa, é regra entre os bons locutores e é fator primordial para ganhar a audiência logo de começo. Realizar com sucesso a abertura de um programa proporcionará ao locutor  um estado de  satisfação, gerando tranqüilidade e segurança, durante todo o decorrer do programa.

CONSTRUINDO UMA BOA ABERTURA

Um bom locutor é acima de tudo um bom comunicador. Comunicar é transmitir mensagens através de diversas linguagens . Nos comunicamos por gestos, pela escrita, com sinais, mas principalmente através da fala que é de longe o meio de comunicação mais eficiente e mais utilizado pelo homem. A informação que será passada através da mensagem, ou seja o conteúdo da mensagem é fator vital para uma bem sucedida abertura.



A MENSAGEM DA ABERTURA

O que dizer na abertura do programa ?

Somente o necessário, mas o suficiente para transmitir sua mensagem, realizando uma boa comunicação e com isso uma perfeita abertura.

Separei por tópicos a mensagem que comporá nossa abertura.

1. Saudação incluindo a hora e data
2. nome da rádio e a sintonia.
3. nome do programa, conteúdo do programa.
4. Seu nome (locutor)
5. Convite a participar por telefone, sms, whatsapp, rede social ou email, etc...
6.Anuncia a primeira música.


EX: Muito boa noite... hoje 29 de novembro agora são oito horas e dez minutos , Está é a rádio SENAC em 98,7... está entrando no ar mais um SENAC ESTILO, músicas de bom gosto para pessoas de bom gosto como você. Eu sou Pedro Aguiar e estaremos juntos até a meia noite, até lá você pode ligar e participar pelo 25825519...E começamos com boa música... TEARS IN HEAVEN  (ERIC CLAPTON)

FONTE: ARTE DE FALAR