quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

“Entrevista online” é nova ferramenta para pesquisa de audiência 25 Fev 2016

Uma mudança na aferição dos ouvintes do rádio promete mudar as pesquisas de audiência e, até mesmo, as colocações das emissoras nos rankings. A entrevista via online agora é usada como uma nova forma de avaliação. Implementada pela Kantar Ibope Media, a internet se junta às pesquisas feitas pelo telefone fixo para ampliar o alcance dos estudos.
A novidade soluciona alguns problemas. Antes, a aferição da audiência era prejudicada pelas pessoas que não costumavam estar em casa ao longo do dia ou não utilizavam telefone fixo. A internet alcança o entrevistado onde ele estiver, por meio de um laptop ou tablet, por exemplo.
Empregada pela primeira vez em janeiro, a nova abordagem impactou os resultados entre novembro/2015 e janeiro/2016 em cerca de 33%. A partir de abril, com os resultados da pesquisa de janeiro a março, o resultado deve ser influenciado em 100%, segundo o Ibope.
A expectativa é de que o universo dos ouvintes de rádio aumente em torno de 25% nas principais cidades brasileiras. A nova medição já resultou em avanços nas médias de audiência do offline (AM/FM) e do online (streaming).

Nenhum comentário:

Postar um comentário