sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mestre Aloízio Paru - Escola de Samba Unidos da Piedade

Sambistas capixabas se despedem do primeiro mestre de bateria do Estado


Samanta Nogueira
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

foto: Reprodução
Mestre Aloizio Paru
Mestre Aloizio Paru morreu na noite desta quarta-feira, aos 80 anos
"Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar. O morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar". Com a música considerada o hino do samba, amigos e familiares se despediram de Aloízio Abreu, o mestre Aloízio Paru, nesta quinta-feira (07). Ele foi o primeiro mestre de bateria do Espírito Santo e um dos fundadores da escola de samba Unidos da Piedade.

Aloízio Paru morreu na noite desta quarta-feira (06), aos 80 anos, vítima de uma infecção generalizada após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um enfisema pulmonar. Ele estava internado há três meses. O mestre de bateria deixa cinco filhos, 15 netos e quatro bisnetos.

Apesar da tristeza, o samba estava presente durante o velório, que aconteceu nesta quinta (07) na sede da escola, no Centro da capital. Paru recebeu homenagem de membros da Piedade e de outras agremiações. A filha do mestre de bateria, a copeira Maria Aparecida Oliveira Abreu, disse que o pai pediu aos amigos uma despedida com o ritmo que mais gostava.

No sepultamento, na tarde desta quinta no Cemitério de Maruípe, o caixão estava coberto por uma bandeira da Unidos da Piedade e outra do Vasco, time do coração. Durante o enterro, um ritmista da escola tocou o instrumento considerado o coração da bateria, o surdo. Amigos e familiares entoaram sambas e aplaudiram o mestre Paru.

O ex-presidente da Piedade e membro da velha guarda da escola, Paulo Paiva Martins, disse que o samba em Vitória nasceu com Aloízio Abreu. Ele contou que o mestre de bateria trouxe novidades para a capital capixaba após servir o Exército no Rio de Janeiro.

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O mestre Aloízio Paru nasceu em Vitória e morou no Morro da Fonte Grande. Foi um dos fundadores da Piedade e passou os seus conhecimentos musicais para diversas gerações. Sempre exigente com a qualidade do samba, só dançava durante os ensaios quando a bateria estava "no ponto".

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